Veja agora o que é, e quais são os motivos para se ter um site responsivo
O que é um site responsivo?
Sites responsivos são projetados de forma inteligente para serem adaptados a qualquer tipo de resolução, sem distorções. Um design responsivo identifica qual é a largura de cada dispositivo e assim, consegue determinar o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada para que esses espaços sejam aproveitados da melhor forma. Também ajusta as dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos de uma página para que eles não fiquem desproporcionais.
Em termos bem práticos, é aquele site que, com o mesmo layout, se ajusta perfeitamente a qualquer resolução de forma harmôniosa, passando a mesma experiência de leitura ao usuário, independentemente do dispositivo pelo qual está sendo acessado.
Você possui visitantes que acessam seu site tanto pelo desktop como pelos dispositivos móveis, como o celular ou tablet? Seu site está adaptado para ser visualizado em todos os tipos de dispositivos? Com a evolução dos aparelhos que carregamos no bolso, é cada vez mais importante trabalhar com um site responsivo, que se adapta a qualquer formato.
A navegação na web vai muito além do desktop
O uso de dispositivos móveis não é mais uma tendência, e sim uma realidade. Hoje, oferecer informações em um formato compatível com estes dispositivos, é cada vez mais necessário.
A maioria das empresas já percebeu que precisa alcançar o número crescente de usuários que acessam a internet utilizando smartphones, tablets e outros dispositivos móveis disponíveis no mercado.
Muitas vezes, a dúvida é como atingir (e atender) de forma adequada estes usuários, em número cada vez maior – conforme apontam diversas pesquisas direcionadas a esse mercado.
Para auxiliar nesse processo, confira algumas dicas e descubra 4 motivos que listamos para você começar agora a investir em um site responsivo.
Bem, agora que você já sabe o que é um dite responsivo famos te falar 07 motivos para você ter um
01 – Design responsivo é o melhor para SEO.
Sabemos oficialmente que o Google prefere designs responsivos para padrões móveis. Ter uma única URL torna mais fácil para o Google rastrear o seu site, bem como reduz a chance de erros de SEO na página. Por essas razões, sites responsivos geralmente possuem um melhor desempenho e são mais fáceis de manter do que um modelo de site móvel separado
02 – Experiência positiva para o usuário é uma necessidade.
De acordo com o Gooogle’s Think Insights para dispositivos moveis móveis, se o acesso de um usuário ao seu site móvel for frustrado, ou se eles não acharem o que estiverem procurando, há 61% de chance que eles sairão imediatamente, indo para outro website (muito provavelmente um concorrente)
03 – Os sites responsivos carregam mais rápido
A proposta de um site responsivo é praticidade e agilidade. Suas páginas carregam de forma mais rápida ao serem acessadas a partir de tablets ou smartphones.
Isso geralmente é um fator determinante atualmente, pois as pessoas não esperam muito mais que cinco segundos para que uma página carregue. Portanto, se seu site demorar demais para carregar, você perderá uma quantidade significativa de acessos.
04 – Diminuir a taxa de rejeição
Ter um site responsivo também reduz a quantidade de usuários que entram em seu site e saem sem interação alguma.
Esse item está ligado à experiência do usuário, uma vez que, se ele não for bem recebido ao entrar na página, as chances de ele fechar e desistir – ou partir para outra pesquisa – são grandes.
É importante tomar cuidado com essa taxa de rejeição, uma vez que, se ela estiver muito alta, pode ser interpretada pelo Google como sinal de que o conteúdo não é relevante. E quando isso acontece, as chances de sua página perder posições é grande.
05 – Aumento nas vendas
Com o aumento no volume de acessos à internet via dispositivos mobile, o número de compras online feitas através desses dispositivos também segue a mesma tendência de crescimento.
Os números mostram uma tendência que está em pleno desenvolvimento. Ter um aplicativo ou um site responsivo para um e-commerce, por exemplo, é uma maneira de aumentar as suas vendas, aumentando suas taxas de conclusão de compras.
06 – Potencializa os resultados nas redes sociais
O acesso crescente às redes sociais via smartphones torna ainda mais importante ter um site que se adapte a esse formato. Além da ação cooperada citada acima, um site responsivo pode render inúmeros compartilhamentos e propiciar um efeito viral que a sua marca não teria caso o site não fosse amigável ao mobile. Mais compartilhamentos, mais possíveis leads acessando seu site pela recomendação de amigos.
07 – Preparar-se para dispositivos futuros
Uma das maiores vantagens de um design responsivo é que ele é feito para diferentes resoluções e não para diferentes dispositivos. Ou seja, não importa qual a resolução da tela do dispositivo que o seu visitante está utilizando, o layout irá se adaptar.
Isso abre uma brecha para dispositivos futuros, que poderão ser lançados com resoluções diferentes. Um layout responsivo deixa seu site pronto para qualquer dispositivo, mesmo os que ainda não existam.